Quem Somos

A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do Paraná (FETIEP) é uma entidade sindical que representa e unifica mais de 280 mil trabalhadores e trabalhadoras das indústrias do Paraná de múltiplas categorias. Começou a ser organizada em 1945, mas foi oficialmente instituída no dia 14 de fevereiro de 1949 ao receber a Carta Sindical assinada pelo então Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio, Honório Fernandes Monteiro. Foi a primeira entidade de trabalhadores com representação de segunda instância a ser criada no Paraná.

É uma entidade sindical eclética e independente que tem como missão principal UNIFICAR a luta de seus sindicatos filiados no âmbito estadual, coordenando ações unitárias, oferecendo melhores perspectivas para os trabalhadores e trabalhadoras de todas as categorias e valorizando o setor produtivo paranaense e brasileiro.

A FETIEP luta também pela ampliação da democracia, zelando pela participação popular tanto na formulação de políticas públicas, como na execução de ações que visem o desenvolvimento de uma sociedade mais solidária e humana.

Sua base de representação atualmente abrange os seguintes setores da indústria: confecções e vestuário – fiação – tecelagem – químicos e farmacêuticos – fósforos – papel, papelão e celulose – madeira – gráfico – cerâmica de louça e porcelana – fabricação de álcool – borracha – extrativas de minerais e de carvão – e de outras categorias inorganizadas: mármores, calcários e pedreiras – vidro – lapidação de pedras preciosas – beneficiamento – instrumentos musicais e brinquedos – minerais não metálicos – e artesanatos em geral.

 

 

 

Compartilhe

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

No Facebook

No Twitter

No Youtube

Filiada à

CNTI

Top