Presidência

Luiz Ary Gin nasceu em 1950 no município de Itaiópolis, região norte de Santa Catarina. Filho de pequenos agricultores que emigraram da Ucrânia para o Brasil, trabalhou na lavoura até os 16 anos. Adotou o Paraná como sua casa em 1966 mudando-se para Curitiba, onde passou a trabalhar como aprendiz de marceneiro. Após exercer vários ofícios, em junho de 1979 começou a trabalhar na Trombini Indústria de Papel.

Iniciou sua trajetória como dirigente sindical dois anos depois, em 1981, quando colaborou na criação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Papel de Curitiba e Região Metropolitana. Ocupou o cargo de vice-presidente da primeira diretoria até que, na eleição seguinte, foi eleito presidente. Como dirigente atuante na defesa contínua dos direitos dos trabalhadores do setor papeleiro, logo foi também eleito Secretário da FETIEP e depois Tesoureiro.

Foi Juiz Classista do Tribunal Regional do Trabalho, presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB/PR), vice-presidente da Força Sindical e um dos fundadores da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). Foi membro atuante do Comitê Executivo da Federação Internacional dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas com Sede em Bruxelas, na Bélgica, participando também de diversas outras reuniões, congressos e cursos internacionais de aperfeiçoamento sindical na Alemanha, Estados Unidos, Suécia, entre outros países.

Com a ampla experiência que adquiriu como sindicalista, em 18 de junho de 1998 foi eleito Presidente da FETIEP, cargo que ocupa até hoje. Com mais de 30 anos de atuação no movimento sindical, Luiz Ary Gin também compõe a Diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) onde exerce a função de Representante Profissional e Internacional (gestão 2016 – 2020).

Compartilhe

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

No Facebook

No Twitter

No Youtube

Filiada à

CNTI

Top